Blog

Fibrose pós-cirúrgica: como evitar?

Fibrose pós-cirúrgica: como evitar

A fibrose pós-cirúrgica é uma complicação comum que pode afetar os pacientes após procedimentos estéticos.

A fibrose nada mais é que o resultado de uma reação inflamatória na formação de uma cicatriz interna. Ela provoca uma sensação de desconforto e a região afetada fica endurecida e a pele parece repuxar.

Com isso, as células lesionadas provocam excesso de proteínas fazendo com que os fibroblastos produzam colágeno em excesso, tornando a região volumosa e além disso, sem elasticidade e sensibilidade.

Por isso, neste artigo, abordarei estratégias eficazes para prevenir a fibrose e promover uma recuperação saudável e sem complicações.

Siga as instruções do seu médico para evitar a fibrose

Para se ter uma recuperação saudável e evitar a formação de uma fibrose é fundamental seguir as orientações fornecidas por seu cirurgião. Isso inclui respeitar o uso dos medicamentos prescritos, usar curativos adequados e seguir os cuidados específicos para a incisão.

Além disso, certifique-se de comparecer às consultas de acompanhamento para que seu cirurgião possa monitorar sua recuperação de perto.

Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é essencial para a recuperação pós-cirúrgica. Por isso, consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes para promover a cicatrização e fortalecer o sistema imunológico.

Procure ingerir alimentos como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais em sua dieta diária. Por outro lado, evite alimentos industrializados e alimentos que contenham muito sal.

Outro cuidado importante está ligado a hidratação. A hidratação adequada é fundamental para promover a cicatrização e a saúde geral.

Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes açucarados, pois podem interferir na cicatrização adequada e facilitarem a formação de uma fibrose.

Não fume

O tabagismo é um fator de risco muito comum para complicações pós-cirúrgicas, incluindo a fibrose. Fumar pode prejudicar a circulação sanguínea, além de retardar a cicatrização dos pontos. Portanto, evite fumar e evite a exposição ao fumo passivo durante a sua recuperação.

Esteja atento aos sinais de fibrose

Mesmo seguindo todas as orientações preventivas, é importante também estar atento a qualquer sinal de fibrose. Se você notar uma cicatriz endurecida, com limitação de movimento na região ou desconforto excessivo na área da cirurgia, entre em contato imediatamente com sua fisioterapeuta 

Quanto mais cedo a fibrose for identificada, melhor será o tratamento e a possibilidade de prevenir complicações ainda maiores.

Lembrando que cada paciente é único, e o tratamento e as estratégias de prevenção podem variar bastante.

Com os cuidados adequados e as estratégias preventivas corretas, você pode ajudar a evitar a fibrose pós-cirúrgica e promover uma recuperação tranquila e saudável.

Como a fisioterapia pode ajudar a evitar a fibrose?

A prevenção sempre deve ser o objetivo principal de qualquer paciente! E a fisioterapia dispõe de técnicas muito eficazes no tratamento da cicatrização, possibilitando a prevenção e controle da formação de fibroses.

Porém, para ter um tratamento efetivo e com resultados satisfatórios, é preciso respeitar as características de cada paciente.

Dentre os tratamentos utilizados na prevenção da fibrose, um dos mais efetivos é a terapia manual, que altera a estrutura do colágeno cicatricial.

Já a drenagem linfática manual se mostra ineficaz no tratamento da fibrose. Além disso, o uso dos aparelhos estéticos é contraindicado, pois podem piorar o quadro.

Tratamento para Fibrose na Barra da Tijuca

Precisa de um especialista em tratamento de fibrose para ajudar em sua recuperação pós-cirúrgica na Barra da Tijuca? Marque uma avaliação hoje mesmo e dê um passo importante em direção à sua recuperação pós-cirúrgica.

Joylife Spa & Fisioterapia

Aqui no espaço Joylife acreditamos que para o bem-estar com um dia a dia saudável e leve é essencial o entendimento do seu corpo e das atividades em seu cotidiano. Com as exigências atuais de uma vida corrida, investir um tempo para si é revigorante, estimulante e importante para a obtenção da energia de que o corpo necessita. Entendemos o ser humano como um todo e diagnosticamos um tratamento especializado para a sua satisfação e alegria. Seja Joy! Por uma vida mais alegre e disposta.

© Joylife - Todos os direitos reservados